🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!
🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

- Matéria
- Mais Notícias
Nesta quinta-feira (20) completam quatro anos do primeiro e maior título da história do futebol feminino do Fluminense . Em 2021, ao vencer o Internacional nos pênaltis, no Beira Rio, as Meninas de Xerém conquistaram o Brasileirão Feminino Sub-18 de 2020 .
Relacionadas
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
A equipe, comandada por Isaías Rodrigues e Filipe Torres, que atualmente treina a base do Flamengo, contava com nomes que já se destacavam no cenário nacional, como a zagueira Tarciane, hoje no Lyon. Mas como ela não foi a única a vingar, o Lance! reuniu informações de onde estão as principais jogadoras daquele elenco.
🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!
Começando pela goleira Ravena , heroína do título, que chegou ao Fluminense pelo projeto Daminhas da Bola, da treinadora Thaissan Passos, hoje no Grêmio. Por conta desta relação, a arqueira foi para o Corinthians em 2021, ano em que Thaissan também foi para o clube paulista. Defendeu as Brabinhas até 2023 e atualmente, aos 20 anos, está na base do Palmeiras .
A dupla de zaga tricolor chamou muita atenção na época pela alta estatura - eram conhecidas como "torres gêmeas". Núbia deixou o Fluminense em 2021 para jogar no Flamengo , onde permanece até hoje e, aos 21 anos, é peça importante da equipe profissional rubro-negra. No mesmo ano, Tarciane também deixou as Laranjeiras, mas foi para o Corinthians, a maior potência do futebol feminino brasileiro. Depois de três anos com Arthur Elias no Timão, a defensora foi para Houston Dash, dos Estados Unidos, mas não demorou muito para que o Lyon , maior vencedor da Liga dos Campeões Feminino, a contratasse. Vale destacar que ela foi a jogadora que mais movimentou dinheiro na história da modalidade.

A capitã da equipe era Andressinha , lateral-direita que hoje defende o Pérolas Negras , do Rio de Janeiro, e jogará o Brasileirão A3 pelo clube. Quem atuava na esquerda era Leandra , que ficou no Flu até 2024 e ainda conquistou a Copinha Feminina . Em 2025 foi para o Santos , onde disputará o Brasileirão A2.
O trio principal de meio era formado por Sabrina Amorim, Luiza Travassos e Lara Dantas. Sabrina saiu do Flu em 2021 para o Corinthians, onde ficou até 2023, antes de ir para o Gintra Universitetas , da Lituânia. Travassos , que se tornou xodó da torcida tricolor, atualmente está nos Estados Unidos, onde estuda e joga a NCAA pela Universidade de Marshall. O mesmo aconteceu com Lara Dantas , camisa 10 da conquista e destaque na seleção brasileira sub-17 e sub-20.

No ataque, o principal nome era Luany , frequentemente convocada pelas seleções de base e convocada por Arthur Elias para ajudar no período de treinamento antes das Olímpiadas de Paris 2024 . Atuando pelos lados, suas principais características são a velocidade e o drible. Deixou o Fluminense em 2022 para defender o Grêmio e ficou no time gaúcho até 2023, quando foi para o Seatlle Reign-EUA, depois emprestada para o Madrid CFF. Atualmente, está no Atlético de Madrid , da Espanha.
Artilheira da equipe no título com seis gols, Carol Valle saiu em 2021 e teve passagens pelo ESMAC, Red Bull Bragantino, Botafogo e Vasco até chegar no Real SC , de Portugal. Além dela, Kailane também saiu logo após o título e teve passagem por Botafogo, Corinthians e Pinda-SP, mas atualmente está sem clube.
Outros nomes de destaque daquela conquista eram as gêmeas Duda e Luiza Calazans , meia-atacante e zagueira, respectivamente. A dupla permaneceu em Xerém até 2023 e hoje estão no São Paulo .
🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!
Por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 do campeonato começou somente em janeiro de 2021. Na primeira fase, o Tricolor venceu quatro jogos e perdeu dois, classificando-se em segundo para a próxima etapa. Na segunda fase, venceu duas partidas e perdeu uma, passando então para as semifinais.
Valendo uma vaga na final, o Fluminense encarou o Santos em dois jogos. O primeiro foi em Laranjeiras e acabou empatado em 1 a 1, com Tarciane marcando para as cariocas. Já no segundo, realizado na Vila Belmiro, as Meninas de Xeré golearam as Sereinhas por 5 a 1, duelo que gerou a marcante entrevista da meia Luiza Travassos, que se emocionou e declarou torcida ao Tricolor.
A grande final foi disputada contra o Internacional, que havia eliminado o São Paulo na semi. Até então, o tricolor paulista tinha sido o único a vencer o Fluminense na competição (duas vezes na primeira fase e uma na segunda). Assim, as Coloradas chegavam com confiança pra brigar pelo título.
O primeiro jogo foi em Laranjeiras e terminou em vitória do time da casa por 2 a 1, com Tarciane marcando novamente para decidir o jogo. Por causa desse gol, o Flu podia perder na volta, já que o regulamento não previa saldo de gols como critério de desempate. Em Porto Alegre, Luany abriu o placar para o Flu, mas as gaúchas reagiram e viraram para 4 a 1, levando a decisão pros pênaltis.
Nas penalidades, Lara Dantas, Luzia Travassos, Nubia, Andressa, Kethilyn, Carol Valle e Kailane converteram suas cobranças - Luany, Larissa e Duda Calazans perderam. Mas a estrela que brilhou foi a da goleira Ravena, que defendeu quatro batidas e decidiu o título.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!
- Matéria
- Mais Notícias