menu hamburguer
imagem topo menu
Logo Lance!

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

Ednaldo-CBF-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEdnaldo Rodrigues, presidente da CBF (foto: reprodução CBF)
WhatsApp-Image-2025-05-04-at-12.02.08-aspect-ratio-1024-1024
Mauricio Luz
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/04/2025
19:14
Atualizado em 14/04/2025
19:46

  • Matéria
  • Mais Notícias

O deputado Coronel Meira (PL-PE) protocolou na Câmara requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra possíveis irregularidades na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A proposta do deputado visa investigar denúncias sobre o mal uso dos recursos da entidade e a "estruturação de redes de influência política" em benefício do presidente Ednaldo Pereira Rodrigues.

continua após a publicidade

➡️  Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

As suspeitas de corrupção na CBF citadas pelo deputado no documento têm como base série de reportagens da revista "Piauí" . Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que, apesar de ser uma organização de direito privado, a entidade "administra atividade de relevante interesse público, com sérios impactos econômicos e sociais".

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

A publicação da "Piauí" do último dia 4 destacou práticas administrativas controversas e o uso questionável de recursos financeiros da entidade, incluindo estratégias para assegurar a reeleição de Rodrigues e despesas milionárias com parlamentares, artistas e membros do Judiciário.

continua após a publicidade

Assim, a CBF teria gastado mais de R$ 24 milhões com advogados e acordos, obtendo recursos de forma considerada ágil e envolvendo um caso analisado por um parceiro comercial.

Uma das polêmicas mais notórias foi o afastamento de Ednaldo da presidência da CBF, em dezembro de 2023, devido a irregularidades na eleição. A entidade recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e envolveu a tramitação do processo.

continua após a publicidade

O regimento interno prevê que a presidência do tribunal encaminhe o recurso ao mesmo magistrado que já tratava do assunto — no caso, o ministro André Mendonça. Contudo, optou-se por um sorteio, e o caso foi encaminhado ao ministro Gilmar Mendes, que possui ligação comercial com a CBF por meio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), administrador dos cursos da CBF Academy desde agosto de 2023.

O requerimento para abertura da "CPI da CBF" cita a suposta ligação de Ednaldo Rodrigues com Gilmar Mendes como uma das justificativas para formação da comissão. O deputado Coronel Meira destaca "possível conflito de interesses" nas decisões tomadas pelo ministro no caso.

➡️ VaideBet: ex-diretor do Corinthians presta depoimento e alega inocência

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, pode ser alvo de investigação na Câmara dos Deputados (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias
🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!