menu hamburguer
imagem topo menu
Logo Lance!

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

Yuki-Tsunoda-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEm 2024, Yuki Tsunoda terminou em 10º lugar no GP do Japão (Foto: Toshifumi Kitamura / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/03/2025
09:40

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Red Bull confirmou a bomba que surgiu no início desta semana e promoveu Yuki Tsunoda ao posto de titular do time a partir do GP do Japão. Para isso, foi preciso rebaixar o neozelandês Liam Lawson para a Racing Bulls após apenas duas corridas disputadas na F1 2025. Muito questionada, a decisão também pode ter influência da Honda, patrocinadora da equipe.

continua após a publicidade

➡️ Verstappen curte post com crítica à saída de Lawson da Red Bull

Segundo reportagem do jornal holandês De Limburger, a montadora japonesa, uma das grandes apoiadoras da carreira de Tsunoda, já pagava cerca de 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões, na cotação atual) por temporada pelo assento de Yuki na equipe B. No entanto, com a indefinição após a saída de Sergio Pérez, as negociações foram elevadas, com a intenção de pagar até 20 milhões de euros (R$ 124 milhões).

Na época, Christian Horner ignorou a oferta, mas agora o acordo foi feito. Os principais acionistas da Red Bull contataram a Honda nos últimos dias para questionar quanto os japoneses estariam dispostos a pagar pela promoção de Yuki, que enfim aconteceu.

continua após a publicidade

Após ser escolhido para substituir Sergio Pérez  no fim do ano passado, Liam Lawson apresentou desempenhos nada satisfatórios nas duas provas que marcaram o início da temporada. Na Austrália , ficou pelo caminho, logo no Q1 da classificação e acabou largando dos boxes após o time taurino fazer alterações no RB21  durante o regime de parque fechado. No dia seguinte, não conseguiu sequer cruzar a linha de chegada, já que acabou virando vítima da forte chuva que atingiu o circuito de Albert Park .

No GP da China , realizado no último fim de semana, mais duas decepções. Ao começar do fundo do grid tanto na sprint quanto na corrida principal (novamente do pit-lane), Lawson não foi capaz de escalar o pelotão e se despediu de Xangai  sem somar um mísero ponto para a Red Bull no Mundial de Construtores. Ao mesmo tempo, Max Verstappen  recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição.

continua após a publicidade

Como resultado, a escuderia dos energéticos decidiu rebaixar o piloto de 23 anos para a Racing Bulls , equipe pela qual competiu em 11 corridas entre 2023 e 2024, ao substituir Daniel Ricciardo . Desta forma, Tsunoda recebeu finalmente a oportunidade que disputara na Red Bull há pelo menos quatro anos, quando estreou na categoria principal do automobilismo com as cores da então Alpha Tauri .

COMBO-FILES-AUTO-PRIX-F1
Liam Lawson, da Nova Zelândia, e Yuki Tsunoda, piloto do Japão (Foto: FADEL SENNA / AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!

Após o GP da China, o próximo compromisso das equipes é o GP do Japão, entre os dias 4 e 6 de abril. Repetindo o horário adverso das primeiras corridas, a disputa da terceira etapa, em Suzuka, também acontecerá na madrugada, a partir das 2h (de Brasília).

A temporada de 2025 tem 24 corridas previstas, e o GP de São Paulo será em 9 de novembro. A temporada se encerra em 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias
🎁 Bônus WillBet: Aproveite Ofertas Exclusivas para Novos Jogadores!